29/06/2023 às 21:11 Newborn

As dúvidas mais frequentes sobre ensaio Newborn

3558
4min de leitura

Há alguns anos resolvemos seguir a carreira de fotógrafos, e dentre tantas dúvidas e medos que tínhamos naquela época, havia uma certeza, de que queríamos trabalhar com recém-nascidos.

O ensaio Newborn é uma experiência única e para nós é um prazer e um privilégio participar da vida de tantas famílias em um de seus momentos mais especiais.

Ter conhecimento sobre o nosso modelinho, sobre a técnica para execução das poses e muito outros fatores é fundamental, mas temos certeza que nosso amor pelo que fazemos também faz toda a diferença. E é esse amor que nos faz estar sempre buscando mais conhecimento sobre o recém-nascido e tudo que envolve um ensaio Newborn.

Quando um bebê está a caminho, junto com ele surgem diversas dúvidas e inseguranças nos pais, sabemos que nesse momento é muito importante contar com pessoas que tenham conhecimento e transmitam segurança e confiança quando o assunto são nossos bebês, pois eles são a coisa mais importante de nossa vida, e queremos registrar isso com fotos incríveis desse momento cheio de pureza e amor.

Por isso queremos trazer aqui algumas das dúvidas mais frequentes que nossos clientes tem quando chegam até nós para um ensaio Newborn.

Qual o período ideal para o ensaio? Sempre orientamos nossos clientes que o melhor período para a sessão é até o 15º dia de vida do bebê, mas claro que isso não é uma regra e depende muito de cada bebê, por exemplo um recém-nascido prematuro muitas vezes passa semanas no hospital e necessita de cuidados especiais, por isso sempre conversamos com cada família para saber qual o melhor momento para o ensaio.

Mas qual o motivo do ensaio ser com o bebê tão novinho? Pois nesse período eles tem mais flexibilidade e isso ajuda para execução das poses, e também até 15 dias, o bebê dificilmente apresenta cólicas, o que ajuda para um sono tranquilo.

Quando devo marcar a sessão? Sempre aconselhamos as mamães a nos avisar para quando está previsto o parto, assim já sabemos, aproximadamente, quando será o ensaio, mas a data exata sempre é agendada alguns dias após o parto, quando o bebê e a mãe já receberam alta e estão em casa, assim sabemos que ambos estão bem e que podemos agendar o ensaio dentro dos próximos dias.

Gostaria de fazer o ensaio mas meu bebê já tem 15 dias, devo desistir ou posso fazer mesmo assim? Claro que pode fazer! Como falamos acima pode ser que por ter mais dias de vida ele seja mais firmezinho e não permita alguma pose, mas isso não quer dizer que o ensaio não vai ficar lindo. Muitas vezes bebês mais novinhos também não apresentam muita flexibilidade, isso é super normal. Cada bebê é único, assim como cada ensaio também será!

Como faço para meu filho estar relaxado no dia da sessão? Um banho antes da sessão pode ajudar, mas principalmente deixei-o mamar o tempo que ele precisar assim que chegar no estúdio, não tenha pressa, o bebê que mama bem dorme mais profundamente e isso nos permite ter um fluxo tranquilo no ensaio. Outro aspecto que ajuda para que o recém-nascido durma bem é o ambiente estar tranquilo, por isso sempre pedimos para que os pais não fiquem ansiosos, pois os bebês sentem a energia do ambiente e isso o agita.

O que vocês oferecem para o ensaio? Precisamos levar algo? Nosso estúdio foi pensado para receber os recém-nascidos e seus pais com tudo que precisam para esse momento tão importante. O estúdio é mantido em temperatura e umidade do ar indicada para o recém-nascido, também é todo higienizado antes do ensaio. Temos todos adereços que precisamos, como roupinhas, gorrinhos, baldinhos, caminhas, entre outras coisas que deixam as fotos mais lindas e especiais.

Por que devo buscar um fotógrafo especializado para fazer o Newborn do meu filho? Costumamos dizer que o ensaio Newborn é uma especialização dentro da área da fotografia, quando estudamos fotografia aprendemos a mexer em uma câmera, a fazer fotos em todos os tipos de ambientes e iluminações, entre outras coisas..., mas não aprendemos a posicionar de forma segura um bebê para um ensaio newborn. Por isso para poder oferecer esse ensaio devemos fazer inúmeros cursos para aprender como é a anatomia de um recém-nascido, como se posiciona eles de forma correta e segura, como deve ser o ambiente para a sessão, a forma correta de higienizar o ambiente e todos os acessórios que irão entrar em contato com o bebê, e muitos outros detalhes importantes que envolve essa sessão.

Mas e se meu bebê não dormir, ou não deixar fazer alguma pose? Talvez essa seja uma das maiores dúvidas e medos das mães, e é um dos mais importantes itens de uma sessão newborn: Respeitar o ritmo de cada bebê e sua individualidade. Sim cada bebê é único, nunca terá uma sessão igual a outra. E nós como fotógrafos temos que acima de tudo ter carinho e amor para conhecer cada um já nos primeiros minutos que pegamos eles e entender o jeitinho que cada um gosta de ser tocado e embalado, qual o momento que precisa mamar, se gosta ou não daquela pose. Eles tem a sua forma de se comunicar e nos mostrar como são e o Fotógrafo de Newborn tem que ter paciência e amor para perceber. 

Não fiquem preocupados se ele(a) não dormir, o ensaio vai ser lindo e vai ficar do jeitinho que o seu bebê escolher! <3

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer o ensaio do seu bebê? Entre em contato conosco, vai ser um prazer atender vocês!


29 Jun 2023

As dúvidas mais frequentes sobre ensaio Newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

29 de Jun de 2023

O que é a fotografia newborn?

12 de Jul de 2023

Segurança na Fotografia Newborn

29 de Jun de 2023

Qual é a melhor época para realizar meu ensaio de Gestante?

Oiiie, tudo bem? Em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp