Você sabia que 1 em cada 10 bebês nascem prematuros?
Mas quem é esse bebê prematuro? São os nascidos pré-termo, com menos de 37 semanas de gestação, e eles correspondem, no Brasil, a 12,4% dos nascidos vivos.
Os prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; o moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.
Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.
Características do prematuro:
* Geralmente tem baixo peso ao nascer
* Pele fina, brilhante e rosada
* Veias visíveis
* Pouca gordura sob a pele
* Pouco cabelo
* Orelhas finas e moles
* Cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo
* Musculatura fraca e pouca atividade corporal
* Poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir)
Mas a característica mais importante desses pequenos é a força e a vontade de viver!
Já recebemos vários bebês prematuros em nosso estúdio e acompanhamos as histórias de vida desses pequenos guerreiros que vem ao mundo e nos ensinam tanto. Eles chegam antes da hora e dão aquele susto em suas famílias, mudam muitos planos de seus pais e requerem cuidados especiais.
Hoje enquanto buscava algumas informações para trazer aqui para vocês, me deparei com um texto lindo de Autor desconhecido que resume um pouco do que é ser mãe de um prematuro. Preparem os lenços...
"SER MÃE DE PREMATURO é ser pega pela surpresa e o despreparo.É não segurar seu filho nos braços quando nasce. É olhar pela incubadora. É sentir sua cria pela ponta dos dedos esterilizados em álcool gel.Ser mãe de Prematuro é ser viciada no monitor. E ver seu filho respirando por aparelhos com sensores medindo o que há de vida na sua criança. São os benditos 88% de saturação.É tirar leite na máquina. É ver o leite entrando pela sonda. E torcer para a quantidade aumentar todo dia.É ter paranoia com o processo ganha/perde de peso diário. Num dia ganha 10 gramas e no seguinte perde 15. Isso é um desespero.É se incomodar com as aspirações e manobras, mas saber que é um mal necessário. É ver picadas e mais picadas para exames e não respirar enquanto o resultado não aparece. É chegar ao hospital com o estômago em cambalhotas com medo do que vai ouvir do pediatra.Para ser mãe de UTI tem que virar pedinte e mendigar todo dia uma boa notícia. Mesmo que seja a bendita palavrinha “estável” - significa que não melhorou, - mas também não piorou.E não se esquecer de agradecer o cocô e o xixi de cada dia. Sinal de que não tem infecção.Mãe de Prematuro também tem rotina. UTI-casa-UTI de segunda a segunda. Sem descanso. E como é possível descansar?Para ser mãe de Prematuro é preciso muita fé.Porque na hora do desespero é você e Deus. É joelho no chão do banheiro da UTI para pedir milagre, ou pedir que acabe o sofrimento. Haja fé. E só com fé.É ser a Rainha da Impotência, por ver o sofrimento e a dor do seu bebê e simplesmente não poder fazer nada. Só confiar.É bater papo com seu filho através da incubadora. E ter lágrima escorrendo pelo rosto todo dia por não poder sentir seu cheirinho e beijar seus cabelos.Mas, ser mãe de prematuro é superação, é ter história para contar. É entender de um monte de doenças que ninguém nem imagina que existe.É contar o tempo de um jeito diferente. Idade cronológica e idade corrigida. É difícil de entender.É sair da UTI com festa e palmas. E deixar por lá amigos eternos e preciosos.Ser mãe de Prematuro é ter medo do vento, da bronquiolite, do inverno e do hospital.Toda mãe é um ser guerreiro por natureza. Mas a Mãe de Prematuro, precisa ser guerreira em dobro. E isso nos difere e ao mesmo tempo nos iguala.Lutadoras, perseverantes, resilientes, frágeis a ponto de desabar a qualquer momento, mas com uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes do tempo.Assim são as mães dos bebês que nascem antes..." Autor desconhecido.
Quer saber mais sobre o assunto e as campanhas do Novembro Roxo? Então acesse http://prematuridade.com/ aqui você encontra mais informações sobre a Prematuridade e essa Associação que vem fazendo um ótimo trabalho.