29/06/2023 às 20:57 Newborn

O que é a fotografia newborn?

12034
3min de leitura

Newborn é o termo em inglês que significa recém-nascido, mas ao contrário do que muitos pensam não são apenas fotos feitas do recém-nascido. O Newborn tornou-se um estilo de fotografia.

Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil a uns 6 anos, aproximadamente. É uma sessão onde apenas fotógrafos capacitados e qualificados deveriam oferecer, pois caso não o sejam podem estar expondo o bebê a sérios riscos.

O bebê recém-nascido ainda está em desenvolvimento, seu sistema imunológico está em formação, sua estrutura ainda é frágil e sua pele requer muitos cuidados pois o ensaio ocorre com ele sem roupa.

O ambiente onde as fotos serão feitas deve ser aquecido e umidificado corretamente além de ser totalmente higienizado antes da chegada do bebê, e todos os acessórios que entrarão em contato com o recém-nascido devem ser limpos antes e após o ensaio para que nada prejudique a saúde dessa criança que ainda está em desenvolvimento.

O que devo saber antes de contratar um fotógrafo para fazer um ensaio newborn?

Muitos pais se encantam pelas fotos dos ensaios newborn, porém esquecem de pesquisar e tomar alguns cuidados na hora de contratar o fotógrafo

Ser fotógrafo de Newborn requer muito estudo, muito preparo, dedicação e participação constante em cursos. Esse profissional deve ter conhecimento, não apenas da fotografia, mas sim ser especializado em newborn, tendo certificação de cursos sobre fisiologia e anatomia do recém-nascido e cuidados com temperatura, umidade e higiene do ambiente, além de participar constantemente de congressos e cursos sobre Newborn.

Para refletir: Carta para o Papai e a Mamãe!

"Querido papai e mamãe,

 Andei ouvindo aqui de dentro que vocês estão pensando em fazer fotos minhas assim que eu nascer. Fiquei bem feliz e empolgado com essa ideia, pois vou adorar saber como eu era. Quando eu tiver meus próprios filhos, vou querer olhar essas minhas fotos de recém-nascido para saber se o nariz é igual ao meu, se os dedinhos são parecidos. Falando nisso, olha só, até unha eu já tenho!

 Meu corpinho já está formado e é todo perfeito, mas eu ainda sou bem frágil. Apesar de parecer tão flexível e molinho, já percebi que tudo tem que ser feito com muito jeitinho.

Por isso, queria pedir para pesquisarem um tantão quando forem escolher a tia ou o tio que irá me fotografar. Não economizem nas perguntas para eles. Esse tio ou tia precisa saber muito além da câmera fotográfica e de fotografia, porque só isso não vale, né? Precisa ter estudado muito sobre mim, sobre todo meu corpinho e como movimentá-lo de maneira certinha na hora de fazer aquelas poses lindas de que vocês tanto falam. É importante saber fotografar, mas é ainda mais importante que eu seja colocado como prioridade total, assim como vocês têm feito desde que souberam que eu existo. Assim como vocês estão ansiosos para me conhecer, eu também não vejo a hora de ver o rosto de vocês e ser carregado em seus braços. Registrem tudinho, cada detalhe. Daqui a alguns anos quero sentar, ouvir e ver minha história, contada nessas fotos. Beijos do seu maior tesouro!"

Escrito pela fotógrafa e enfermeira Priscilla Felix

29 Jun 2023

O que é a fotografia newborn?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

29 de Jun de 2023

As dúvidas mais frequentes sobre ensaio Newborn

12 de Jul de 2023

Segurança na Fotografia Newborn

29 de Jun de 2023

Qual é a melhor época para realizar meu ensaio de Gestante?

Oiiie, tudo bem? Em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp